Pular para o conteúdo

Sopa é janta e nós podemos provar!

  • por

Sempre que o clima frio aparece, levanta o famoso debate: sopa é janta? Nós acreditamos que sim, e podemos provar! 😉

O segredo para agregar essa deliciosa opção no seu cardápio de inverno é incrementar para que ela fique mais rica e saborosa. E sabe o que é melhor? O preparo é super fácil. Confira algumas dicas que a gente separou para você! 


Sopa no pão italiano

– Prepare sua sopa preferida;
– Em um pão italiano redondo, corte a tampa, retire o miolo com cuidado e preencha com a sopa. Para dar um toque a mais, polvilhe queijo ralado.
– Pré aqueça o forno elétrico Arno a 180°C e aqueça a sopa por cerca de 10 minutos ou até que o queijo esteja gratinado. Prontinho!

Sopa com croutons caseiros

Nesse preparo, você pode usar pães amanhecidos como: baguete, pão italiano, pão de fermentação natural ou até mesmo pão de forma e corte em cubos.
– Em uma assadeira antiaderente ou forrada com papel manteiga, espalhe os pães e tempere com: azeite, queijo parmesão ralado fino e orégano ou outra erva desidratada.
– Pré aqueça o forno elétrico Arno a 180ºC e deixe que os cubos de pão fiquem dourados e crocantes, aproximadamente 15 a 20 minutos.

Na metade do tempo, mexa os ingredientes, para que dourem por igual. Está pronto!

Sopa com granola salgada caseira

A granola salgada pode incrementar tanto sopas quanto saladas, então essa dica vale ouro. O objetivo aqui é trazer crocância para o seu prato, deixando a experiência gastronômica mais interessante!

– Em uma assadeira antiaderente faça uma mistura, que pode ser com os ingredientes que você mais gosta ou encontrar com facilidade, como: 

1. Aveia em flocos grossos, para a base da granola
2. Mix de sementes como: girassol, abóbora, gergelim ou quinoa;
3. Oleaginosas como: castanha de caju, amendoim, nozes, amêndoas
ou castanha do Pará. 
4. Temperos: sal, pimenta do reino, além de temperos específicos se quiser dar um sabor a mais, como: cúrcuma, ervas secas, curry em pó ou páprica.

– Espalhe bem a mistura dos ingredientes em uma assadeira, adicione uma boa quantidade de azeite. Ele deve ser suficiente para envolver um pouco a granola e dar a crocância necessária.
– Pré aqueça o forno elétrico Arno a 180ºC e leve para assar até ficar crocante e dourada. Misture de vez em quando para não queimar.
– Espere esfriar e guarde em pote hermético para que a granola se mantenha crocante. Agora é só saborear!

Sopa com “toppings” para finalizar

Prepare a sopa e, para servir, separe pequenas tigelas com acompanhamentos. Desta forma, cada um pode finalizar a sopa com o que preferir.
Algumas sugestões que você pode amar são:

– Queijo parmesão ralado na hora;
– Pedaços de queijo em cubinhos: pode ser mussarela, que derrete na sopa, ou até gorgonzola, que possui um sabor mais encorpado;
– Salsinha e cebolinha frescas picadas;
– Pimenta calabresa;
– Croutons;
– Alho torrado (é só picar bem alguns dentes de alho e dourar com bastante azeite em uma panela pequena. Escorra, deixe secar no papel toalha e sirva, fica uma delícia). Feito! 

Sopa com torradas feitas em casa
Esse acompanhamento é feito com pães amanhecidos: pode ser pão francês, baguete, pão italiano… O que você preferir.
 
– Corte os pães em fatias com 1 dedo de espessura;
– Em uma tigela faça uma mistura com: manteiga em temperatura ambiente, dente de alho espremido, salsinha ou orégano e sal;
– Passe a mistura nas torradas e acomode-as em uma assadeira;
– Leve para assar no forno elétrico Arno pré aquecido a 200ºC até dourar. E pronto!

Aí na sua casa, qual é o veredito? Sopa é janta?